sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Câmara Municipal de Lisboa captura e maltrata gatos à noite

Os moradores da freguesia do Castelo, em Lisboa, estão indignados e acusam a Câmara Municipal de Lisboa de maltratar os gatos de rua que deambulam naquela zona e que são tratados e alimentados pelos próprios moradores.
"Na madrugada de 23 de Abril, pelas três da madrugada, apareceu uma carrinha da câmara e começou a apanhar os gatos de uma forma bárbara e a atirá-los lá para dentro como se fossem mercadoria. Chegaram a partir as patas a um deles, que conseguiu fugir. Foi desumano", contaram ao CM Gabriela Ribeiro e Rita Silva.

Em 2006, cerca de duas dezenas de moradores e a junta de freguesia do Castelo celebraram um protocolo com a autarquia no qual se comprometiam a tomar conta dos gatos de rua da zona. "Quando os animais estavam doentes ou necessitavam de ser esterilizados, a câmara levava-os em caixas específicas para o gatil e aqueles que estavam em condições eram devolvidos. Desta vez os funcionários até gozaram com a nossa preocupação", dizem as moradoras.

"Tínhamos pedido uma intervenção da autarquia, mas estas coisas costumam ser agendadas. Não posso concordar que se recolham gatos de uma forma bárbara", contou ao CM Carlos Lima, presidente da junta do Castelo.

Contactado pelo CM, o gabinete de Sá Fernandes, vereador da câmara com o pelouro do Ambiente, explicou que "a intervenção aconteceu a pedido da junta de freguesia e dos moradores. Nós informámos a junta. Uma veterinária da câmara já tinha identificado vários gatos que não estavam ao abrigo do protocolo e que podem propagar doenças ou ser um chamariz para outros animais". A câmara disse ainda ao CM que está a investigar a denúncia dos moradores sobre os alegados maus tratos aos animais.

Curiosamente, esta recolha de madrugada aconteceu exactamente um dia antes de o autarca António Costa visitar o Núcleo Museológico do Castelo de São Jorge.

APONTAMENTOS

ALIMENTAÇÃO
Os moradores do Castelo compram ração seca para gatos e alguns patês em sacos de vinte quilos. Gastam uma média de 50 euros por mês para alimentar os animais da sua freguesia.

PATAS PARTIDAS
De acordo com os moradores, um dos gatos que os funcionários da autarquia tentaram apanhar ficou com as patas partidas e, apesar de lesionado, anda fugido da freguesia. Os moradores não conseguem tratá-lo.

ATROPELADO
No final de Abril um gato foi atropelado no Castelo pelas 23h00. Os moradores alegam que ligaram imediatamente para a câmara, mas que esta só recolheu o gato, que estava em sofrimento, às 14h50 do dia seguinte.

CARTA
No dia 4 de Maio os moradores do Castelo endereçaram uma carta ao autarca António Costa, mas ainda não tiveram resposta.

1 comentário:

camila disse...

é bom tornar publica a barbérie existente e perpéctuada pelos seres ditos profissionais afectos aos serviços camarários sustentados, e bem, por todos os contribuintes, no entanto, permitam-me...isso não chega para proteger todos aqueles que por egoismo humanoide, se vão propagando abandonados e maltratados por este país. é necessério agir, criar realmente sistemas de revolta, bem sonantes e notadas. nUNCA ASSISTI OU TIVE CONHECIMENTO DE MANIFESTAÇÕES, MARCHAS, BUZINÕES OU OUTRA MOSTRA CONJUNTA POPULACIONAL, CONTRA OS CRIMES QUE PASSIVAMENTE E DIARIAMENTE SE VÃO COMETENDO CONTRA OS NOSSOS AMIGOS INDEFESOS DE 4 PATAS!

Nunca vivi ou tive qualquer apoio do sistema, só pago e contribuo em impostos e taxas, tenho 3 filhos humanos e 10 ditos irracionais adoptados, não tenho tempo para organizar mas...participar e lutar, ter vós e agir, são factores que há muito aguardo usar contra os criminosos...ditos humanos!