terça-feira, 13 de outubro de 2009

Proibição de animais exóticos em circos

Depois da polémica em relação ao papel que os animais tem na nossa sociedade e ao devido tratamento e direitos que devem ter, foi finalmente aprovada uma lei que proibe animais exóticos em circos. A lei visa também a proibição da venda de animais exóticos e venenosos, como répteis de grande porte, nas lojas de animais. E, em relação aos circos, a proibição passa pelos elefantes, felinos de grande porte, rinocerontes, ursos, por aí fora. Os que já se encontram nos circos têm permissão para aí ficar até ao fim das suas vidas, porém têm de ser registados num prazo de noventa dias, se não estou em erro. Julgo que o mais correcto a fazer após esta lei sair, seria encaminhar as espécies de animais abrangidas pela lei e que já se encontram nos circos para santuários, de modo a passarem o resto das suas vidas num local onde pudessem disfrutar de outras condições, ainda que não as ideias, mas ainda assim, melhores. Victor Hugo Cardinalli já expressou a sua indignação, dizendo que paga o justo pelo pecador, pois há circos com más condições mas no dele os animais são muito bem tratados... Agora digam-me a mim onde fica a ideia de justiça de um homem que maltrata e abusa animais para entretenimento e para ganhar dinheiro. É ridículo dizer que os trata bem porque NENHUM animal, e muito menos animais de um porte tão grande quanto os que possui, está bem tratado e feliz dentro de uma jaula. A jaula até pode ser grande, ser limpa dez vezes ao dia. É uma jaula, não é uma savana africana (falando nos leões). Espanta-me como muita gente não entende esse pequeno pormenor... E acham que a educação de uma criança deve passar por entender que os ursos são seres que imitam os humanos, se vestem com tutus e andam de bicicleta numa arena com centenas de pessoas a assistir? Isso é simplesmente ridículo. O senhor Víctor Hugo que admita de uma vez que os animais que tem são apenas objectos lucrativos para ele. Se os ama tanto quanto diz, que os deixe ser felizes, não é acorrentados e sendo castigados dia após dia para aprenderem truques ridículos que o irão ser.
Gostava que as pessoas entendessem de uma vez por todas que os animais não nos pertencem, não são objectos de divertimentos e não temos o direito de os subjugar à nossa malvadez. Nem a eles nem a nenhum ser senciente. E antes que mais alguma alma iluminada dê o argumento ridículo das plantinhas também sofrerem e sentirem...

"Entende-se por ser senciente todo o ser que tenha a senciência como uma das suas características, ou seja, a capacidade de experienciar o sofrimento (seja a nível físico, seja a nível psíquico). Só os animais (embora nem todos) podem ser sencientes, na medida em que, tanto quanto se sabe, são os únicos seres vivos dotados de um sistema nervoso capaz de permitir a experiência do sofrimento. Por outro lado, a senciência pressupõe a consciência, num grau mais ou menos avançado, pelo que, quando falamos em seres sencientes, estamos também a falar em seres conscientes (e, eventualmente, em seres auto-conscientes)."
- Miguel Moutinho

Sem comentários: